Quais as formas de finalização do pedido na Meloja?
A Meloja oferece duas formas de finalização do pedido que pode escolher qual deseja utilizar conforme o funcionamento da sua loja.
Antes de selecionar a forma de finalização, é necessário que sua página esteja configurada no modo Loja virtual, pois apenas no modo loja virtual há o recurso de carrinhos disponível.
Para verificar ou alterar o modo da sua página:
- Acesse Configurações no menu lateral
- Clique em Modo de uso da sua página
- Selecione Loja virtual
Após ativar o modo loja virtual, você poderá escolher uma das formas de finalização abaixo.
1) Checkout tradicional na loja
Nesta opção, o cliente finaliza o pedido dentro da loja virtual.
Como funciona para o cliente:
- informa os dados pessoais;
- pode informar o seu endereço;
- escolhe a entrega e calcula o frete;
- aplica cupom de desconto, caso tenha;
- seleciona a forma de pagamento;
- gera o pedido diretamente na Meloja.
O pedido fica registrado no painel do lojista e pode ser acompanhado normalmente.
Mesmo utilizando o checkout tradicional, é possível o cliente enviar o pedido completo para o seu WhatsApp também: Como receber os pedidos no WhatsApp?
2) Carrinho enviado via WhatsApp
Nesta opção, o pedido não é salvo na Meloja.
Como funciona para o cliente:
- seleciona os itens e adiciona ao carrinho;
- direto do carrinho, o cliente pode enviar os itens do carrinho ao seu WhatsApp;
- conversa diretamente com o lojista para finalizar o pedido.
Características importantes:
- nenhum dado é solicitado ao cliente na finalização;
- não há cálculo de frete automático;
- não é registrado o pedido no painel.
Essa forma é útil para negócios que negociam valores diretamente com o cliente ou trabalham com pagamentos externos.
Como escolher a forma de finalização
- Acesse Configurações
- Clique em Checkout e pedidos
- Em Finalização do pedido, selecione a opção desejada
- Clique em Alterar para salvar