Como habilitar os Correios na minha loja?
Sua loja pode ser integrada com os Correios para toda vez que um cliente realizar um pedido, já exibir automaticamente o prazo e custo do envio do pedido ao cliente.
É necessário ter um contrato com os Correios para integrar. É possível fazer o contrato em uma agência ou de forma online e sem custo mínimo mensal mínimo.
Caso não queira criar o contrato com os Correios, pode criar sua conta gratuita na ferramenta Melhor Envio e integrar na Meloja.
Para integrar os Correios, é necessário obrigatoriamente que você tenha:
- Cadastro válido no Meu Correios
- Contrato de serviços dos Correios (via CNPJ)
- O número do Cartão de Postagem
- O código de acesso a API no CWS Correios
Como contratar os Correios online e acessar o cartão de postagem
1º - Faça seu cadastro no Meu Correios, lembre-se de cadastrar seu endereço.
2º - Acesse o site do Correios Fácil e faça login.
3º - Verifique os serviços disponíveis e escolha o desejado.
4º - Leia o contrato do serviço, faça o download do PDF e assine o termo com seu certificado digital e-CNPJ.
5º - Pronto, em até 2 dias úteis já deve estar liberado o seu cartão de postagem na sua conta do Correios Fácil.
Como obter o código de acesso a API dos Correios
1º - Acesse o site CWS Correios e use seu usuário e senha do portal Meu Correios para entrar clicando em Entrar no canto superior direito.
2º - Ao abrir o CWS Correios, entre no item "Gestão de acesso a API's" do menu lateral esquerdo.
3º - No campo Senha do Portal Meu Correios, insira sua senha do Meu Correios e clique em (Re)Gerar código.
4º - Na janela que abre, copie o código de acesso exibido e guarde em um local seguro.
Como inserir os dados na Meloja
1º - No menu lateral da Meloja, entre em Configurações e depois em Formas de envio.
2º - Na listagem, entre e repita os passos abaixo nos itens Correios PAC e o Correios SEDEX.
3º - Na área de Contrato com os Correios, insira os dados abaixo:
- Código do serviço no contrato: código específico do PAC e do Sedex no seu contrato
- Código administrativo da empresa nos Correios: costuma ser os números do CNPJ
- Código de acesso a API dos Correios: código gerado na etapa anterior
- Cartão de postagem nos Correios: é exibido no seu cadastro do Correios Fácil
4º - Clique no botão Alterar.
5º - Após realizar a alteração, clique no botão Testar para validar se inseriu tudo corretamente.
Verifique se em Configurações -> Endereço da loja, inseriu o seu CEP.
E lembre-se de verificar se no cadastro dos produtos inseriu os dados de comprimento, largura, altura e peso, os Correios precisam destas informações para calcular.
Links para obter ajuda do suporte dos Correios
https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/cadastro/suporte/index.php
https://www.correios.com.br/falecomoscorreios/central-de-atendimento