Preciso colocar peso, altura, largura e comprimento em cada produto?
Sim, é muito importante informar o peso e as dimensões (altura, largura e comprimento) de cada produto que você vende na Meloja, principalmente se você quiser oferecer cálculo automático de frete para seus clientes.
Por que esses dados são necessários?
Essas informações são usadas para:
- Calcular o valor do frete de forma correta, seja pelos Correios, Melhor Envio, SuperFrete ou qualquer outra integração de envio.
- Evitar erros ou falhas no cálculo do frete.
O que acontece se eu não preencher essas informações?
Se você não informar o peso e as dimensões:
- O sistema pode não conseguir calcular o frete.
- O valor do frete pode sair incorreto ou muito acima do normal.
- Em alguns casos, o cliente não conseguirá finalizar o pedido por falta de opções de envio.
Em quais casos não preciso preencher esses campos?
Você só pode deixar o peso e as dimensões em branco se o produto for marcado como:
☑️ Produto sem frete (serviço ou digital)
Essa opção aparece no cadastro do produto, na área de Dimensões e peso.
Exemplos de quando usar essa configuração:
- Serviços (consultoria, design, etc.)
- Produtos digitais (ebooks, cursos online, arquivos para download)
- Itens que serão retirados presencialmente ou enviados por meios que não dependem de cálculo de frete.
Dica
Mesmo que o produto seja pequeno ou leve, é importante informar as dimensões mínimas exigidas pelos Correios (geralmente 16x11x2 cm no mínimo), para garantir que o cálculo de frete funcione corretamente.