Como usar o recuperador de carrinhos abandonados?
Quer aumentar suas vendas recuperando pedidos que ficaram no carrinho? A Meloja oferece uma ferramenta fácil e poderosa para ajudar a transformar carrinhos abandonados em pedidos.
Ativando o recuperador de carrinhos
Para ativar o recurso, siga estes passos:
- No menu lateral do seu painel Meloja, clique em Aplicativos.
- Em seguida, clique em Recuperador de carrinho abandonado.
- Por fim, clique no botão Instalar.
Pronto! Com o recurso ativo, ele já está funcionando e você poderá configurar e personalizar as mensagens que serão enviadas para seus clientes que deixaram itens no carrinho.
Como configurar e personalizar o recuperador de carrinhos
Na tela de configuração do Recuperador de carrinhos, você pode definir:
Após quantas horas o e-mail será enviado desde que o carrinho foi criado e não finalizado.
O assunto e o conteúdo do e-mail, com possibilidade de usar variáveis como [cliente_nome] que exibe o nome do cliente para personalizar a mensagem.
E o texto da mensagem para enviar via WhatsApp, também com a possibilidade de personalização por variáveis como [cliente_nome] para o nome do cliente e [carrinho_link] para o link do carrinho.
💡 Uma dica é adicionar um cupom de desconto na mensagem para incentivar ainda mais a conversão!
O recuperador de carrinhos na prática
Após ativado, sempre que um cliente abandonar um carrinho, o sistema irá monitorar e, conforme o tempo configurado, enviará o e-mail automaticamente.
Na listagem de carrinhos abandonados, será exibido um aviso informando que o e-mail foi enviado.
Além disso, você pode clicar no botão de WhatsApp para enviar manualmente a mensagem personalizada diretamente para o número do cliente com apenas um clique.
O envio do e-mail de recuperação e o botão do WhatsApp só são ativados para clientes que se cadastraram.
Ou seja, para que a recuperação funcione, é necessário que o cliente tenha preenchido o formulário de cadastro antes de abandonar o carrinho.